Perquisar
Regulamento complementar – rodada dupla - 3ª Etapa Campeonato SBK Gaúcho de Moto Velocidade 2017
12 e 13 de agosto de 2.017 – Santa Cruz do Sul.
ART 1° - Da comissão organizadora, a AGEM nomeia:
Secretaria e inscrições: Vilmar Santos – 8h00 a 18h00
Juri da prova: Presidente: Leandro Rad, Integrantes: Xiru e Amauri Dendena.
Sinalização: Atila Schiling
Vistoria Técnica: Ayres Silva
Luto por Odir Ciconetto
É com pesar que comunicamos o falecimento de um dos grandes incentivadores da motovelocidade do Estado do Rio Grande do Sul, Sr. Odir Ciconetto, proprietário da SERVITEC, piloto de motovelocidade e amigo.
Um incentivador do esporte nas duas rodas, que agregou à motovelocidade o seu conhecimento e apoio.
Temos certeza que o Odir está em paz pois sua passagem entre nós foi de muita generosidade e bondade.
Desejamos forças para a familia enlutada.
Associação Gaúcha de Esportes Motociclísticos - AGEM
Leandro Fernandez Rad - Presidente
Alexandre Sampaio - Diretor de Motovelocidade da FGM
Federação Gaúcha de Motociclismo
2ª Etapa do SBK Gaúcho 2017 em Tarumã
E o tempo abriu em Tarumã para o SBK Gaucho de Motovelocidade
Amanheceu com chuva em Tarumã para a segunda etapa do Campeonato SBK Gaucho , e o warm-up foi com pista molhada. Na primeira largada o sol deu as caras e o céu começou a azular. E o show começou.
Super Street e Track Day 250-320cc
Alinhados os pilotos seguidos pelo pole Cristian Dahn (#20 Xis da Isa/Nis Martleinho de Ouro/Moto Mecânica Bibica). As luzes se apagaram (largada) e Rafael Portaluppi (# 49 Rodoluppi) pula pra primeira posição . Na volta seguinte Guilherme “Sapo” Marcussi (#22 MotoStyle) já assume a primeira com Portaluppi, Cristian. Guilherme Soares (#91 Consultábil/LS2/Upper Energy) faz a volta mais rápida da volta e começa a ganhar posições e já assume a terceira posição e a mantém por mais três voltas.
Disputas nas posições a cada volta formando-se os pelotões.
Guilherme Marcussi lidera por mais duas voltas e Cristian Dahan assume a ponta..
Do total de 11 voltas, à cinco voltas do final Cristian Dahn em primeiro seguido por Guilherme Soares e Jonas Ceron (# 512 Rad Racing School) em terceiro.
Allan de Quadros recebe punição , na volta 6, de 20 segundos por não ter passado pela “chincane”
Jonas Ceron não dá trégua para os dois primeiros colocados. Em todas as posições há disputas na pista.
Três primeiras posições brigam muito e melhor pra Jonas Ceron, que passa a reta e na curva 1 já assume a ponta. A bandeira vermelha é acionada com a queda do piloto Guilber Teixeira (# 11) que estava na 16 posição , e conforme regulamento, já há duas voltas do final, a volta anterior é o resultado da bateria.
Na Old Luciano Graneto (#70 Penélope Racing) fica em primeiro seguido Alexandre Penélope (# 33 Penelope Pilotagem) e Terceiro com Renato “Pipoca” Leite (# 41 Ligasul RL Transportaora).
Pódio Super Street:
1- Cristian Dahn (# 20) – Novo Hamburgo
2- Guilherme Soares (# 91) – Novo Hamburgo
3- Jonas Ceron (#51) – Caxias do Sul
4- Guiherme Marcussi (#22) – Caxias do Sul
5- Marlinton Kalunda – (#17) – Alvorada.
Pódio Track Day 250 a 320cc:
1- Cristian Conte (# 9) - Caxias do Sul
2- Leonardo Bergamaschi – (# 18) – Porto Alegre
3- Fernando Mello (# 12) – Caxias do Sul
4- Marco Toro (#94) – Guaiba
5- Marco Echeverri (# 56) – São Sepé
Na 600cc a disputa eletrizante ficou pelos intermediários
A emoção da categoria 600cc Super Sport ficou por conta da pilotagem de Rafael Paschoalin (# 117 – Yamaha)/LS2/Metzeler) e Jéferson Castilhos (# 82 Paulivel Veiculos). O Pole Sebastian Salon (# 77 Extreme by Xiru, Team Spolier) largou bem e não teve sua liderança ameaçada, já Rafael largou e já pulou para o segundo lugar e a partir daí teve emoções com a disputa de posição com o piloto Castilhos. Rafael passou na reta da vitória todas as passagens em segundo.
Pilotando a moto MT 07 Yamaha Rafael Paschoalin fez uma bela corrida com uma moto que não é padrão nesta modalidade. Nas briga pela sétima posição Paulo Biasoli, Rad e Uillan Baldasso (# Metadados/Modena) trocaram posições e Rad garantiu a posição. Mauricio Fochezatto (#91 Focar Veículos) assumiu a sexta colocação na segunda volta e segurou a posição até o final.
O Argentino “Seba” Salon cruzou todas as voltas da linha de chegada em primeiro e garantiu sua liderança absoluta na categoria.
Rafael Paschoalin salientou “a ideia de minha participação com a MT7 é para fazer ajustes na moto pro PIKES PEAK que vai ocorrer nos E.U.A. Gostei muito desta particição , sou um piloto que há oito anos estou filiado pelo Rio Grande do Sul e gosto muito das competições daqui, esta energia que tem aqui é exclusiva e a organização do campeonato é “the Best” “ comentou o piloto que já representou o Brasil em edições no TT Isle of Man, a maior competição de rua (sbk) que ocorre anualmente na Europa.
Na Old Rogério Gentil # 31 Casa dos Motoqueiros/Kawasaki) ficou em primeiro seguido por Leandro Fernandez Rad (#3 Rad Racing School) , terceiro Paulo Biasoli (# 177 PB Racing) e quarto Sérgio Correa (# 213 Bemconfil UJC/Bel Couro).
Pódio 600 cc:
1- Sebastian Salon (# 77) – Resistência AR
2- Rafael Paschoalin (#113) – São Paulo SP
3- Jéferson Castilhos (# 82) – Caxias do Sul
4- Wagner Fochezatto (#48) – Caxias do Sul
5- Rogério Gentil Fernandes (# 31) – Criciúma – SC
Muitas pegas na categoria 125cc
Tiago da Cunha Bronski (# 72 Novo Tempo Motos/Look) de Porto Alegre, pole position, largou bem e manteve a primeira posição do começo ao fim da bateria.
Volta a volta a configuração do segundo ao décimo quinto foi alterada. Destaque para o piloto líder do campeonato, Mateus Sgarbi (# 22 Garage das Motos) que largou em último por não ter participado do treino cronometrado e chegou na segunda posição.
Fábio Pinheiro (# 44 Fábio Motos) também fez uma bela prova e conquistou o quarto lugar. Esteve na segunda posição por seis voltas e devido a ter óleo no pneu teve que reduzir o ritmo de prova.
Comentou Tiago Bronski “agradeço a minha família que está presente hoje e estou atrás de um patrocinador para disputar todo o campeonato” enfatizou, pois na primeira etapa não participou em Guaporé.
O segundo no pódio foi Mateus Sgarbi que fez uma corrida de recuperação: "Não quis arriscar pela primeira posição pois estou pelo campeonato e o primeiro não pontuou em Guaporé na primeira etapa, ótimo resultado” concluiu.
Pódio 125 cc:
1 – Tiago da Cunha Bronski (# 72) –
2 - Mateus Sgarbi (#22)
3 – Fabio Fabiano Pinheiro (# 44)
4 – Renato Leite (# 41)
5 – Rafael Torres Alves (#88)
Super Bike deu Maico Teixeira
Robson Portaluppi # 46 Rodoluppi) largou bem e Maico Teixeira (#36 Casa dos Motoqueiros/Kawasaki) em segundo. Na curva 1, Anselmo Perini (# 23 Morangos Perini) assume a segunda posição. Maico Teixeira não deixa barato e vai atrás de Perini.
Na volta três Maico ultrapassa Perini e depois de dar muita pressão no Portaluppi na sexta volta ultrapassa o líder do campeonato.
Segundo Maico: “Andei concentrado para virar regular e mantive. Abri um pouco depois da ultrapassem do Portaluppi e deu tudo certo. Estava pensando em parar de competir mas quando soube da etapa de Tarumã, não resisti, foi aqui que tudo começou mas o futuro , se irei continuar a competir, vai depender de oportunidades como esta “ comentou Maico que teve o apoio de uma grande torcida nas arquibancadas de Tarumã além da família e amigos.no Box.
Anselmo Perini disse que “ foi uma prova de muita pressão pois sabia com quem estava andando. Usei uma estratégia e no final cansei e a moto estava escorregando. Mas sabia que Portaluppi estava próximo e não desisti para garantir esta posição” justificou Perini.
Robson Portaluppi, terceiro no pódio e como sempre dizem: “é o piloto a ser batido” pois há oito anos é campeão gaucho na categoria: “É difícil ultrapassar neste circuito e o Perini não facilitou, mas como estou pensando no campeonato andei com cautela não arrisquei” afirmou o piloto.
Na super bike ligth o piloto Charles Paim (# 78 Rogerio – Secre Racing) não deu espaço pra ninguém e ficou entre as temida super bike (pró) e primeiro na sua categoria. Paim agradece: “ Muita emoção nesta prova, minha família e amigos todos aqui torcendo, valeu por tudo, estou muito feliz” finaliza.
Na Old na Super Bike Pró Luciano Anacleto ficou em primeiro seguido por Rogério Gentil . Na ligth Charles Paim em primeiro, segundo José Mello e terceiro Célio Campagnolo.
Pódio Super Bike Pró :
1 – Maico Teixeira (# 36) – Alvorada
2 – Anselmo Perini (# 23) – Farroupilha
3 – Robson Portaluppi (# 46) – Bento Gonçalves
4 – Maico Colussi (#14) – Passo Fundo
5 – Luciano Anacelto (# 73) –
Pódio Super Bike Ligth:
1 – Charles Paim (# 14) – Alvorada
2 – José Caetano de Mello (#511) –
3 – Juliano Mognol (# 33) –
4 – Célio Campagnolo (# 613) - Alegrete
Kalunga assume a ponta da R3 Yamaha
No apagar das luzes vermelhas e a largada categoria R3, Hebert Pereira (# 21 Rad Racing School/Charrua) , segundo no grid, salta na frente e na curva um assume a primeira posição. Em seguida, o pole “Kalunga” (#17 Kalunga Motos) assume a liderança e a mantém até a última volta.
A categoria teve muitas disputas nas posições intermediárias e o líder Kalunga manteve seu ritmo forte seguido por Hebert, Rafael Paschoalin (# 113 – Yamaha/Metzeler/LS2) e Rogerio “Bareta” Xavier. Na quarta volta Guilherme Soares (# 91 Consultábil/Upper Energy) mantinha a quarta colocação e Bareta assumiu não abrindo mais a porta pra Gui que chegou em quinto.
Segundo Kalunga “ Quero agradecer primeiramente a Deus e a minha família. Ao Rogério da Motoryama que conseguiu em tempo hábil a balança da Moto R3, e ao meu novo patrocinador Look Bike (Zio) “ afirmou feliz no lugar mais alto do pódio.
Hebert Pereira, segundo colocado: “agradeço a minha familia e equipe Larguei bem mas o Kalunga estava andando num ritmo muito forte e foquei no resultado porque ainda tem mais quatro etapas” analisou.
Na R3 Ligth, Luciano Graneto (#70 Penélope Racing) ficou em primeiro e estava muito feliz com o resultado: “ Foi uma prova extremamente gratificante e emocionante. Disputei posições com Michel, mas o mais important é chegar são e salvo de moto, a posição no pódio é consequência” frisou.
Pódio Categoria R3 Pro
1 – Marlinton Teixeira Kalunga (#17) – Alvorada
2 – Hebert Pereira (#21) – Estrela
3 – Rafael Paschoalin (#113) – São Paulo (SP)
4 – Rogério Bareta Xavier (#12) – Viamão
5 – Guilherme Soares (#91) Novo Hamburgo
Pódio Categoria R3 Ligth
1 – Luciano Granetto (#70) – Porto Alegre
2 – Michel Cazella Suhnel (#79) – Joaçaba /SC
3 – Adonias Santos da Rosa (#512) – Porto Alegre
4 – Igor Coan (#29) – Florianópolis / SC
5 – Guilherme Leandro da Rosa (#86) – Novo Hamburgo
Kersting é impecável na Track Day
O pole Adriano Kersting (# 48 Auto Elétrica Silva) largou bem e não deu espaço pra ninguém assumir sua liderança. Foi uma corrida perfeita.
Segundo Kersting “ Circuito muito diferente, porém consegui um bom treino cronometrado e testando novos equipamentos conseguimos um ótimo setup da moto e o resultado é este” finalizou o vitorioso da categoria track Day 1000cc .
Na track Day 600cc Wilian Pedersini (# 23 Spacebikes/Extreme by Xiru) ficou em primeiro.
Pódio Track Day 1000cc
1- Adriano Kersting – (# 48)
2- Aderlei Lopes da Silva - (#8) .
3- Marcio Menegheti – (#19)
4- Rodrigo Augusto Carraro – (#51)
5- Clelton Porto Farias – (#55)
Pódio Track Day 600cc
1 – Wilian Pedersini – (# 23)
2 – Eder Meira (# 51)
Nostalgia e garra nas clássicas
Emoção é a palavra chave nesta categoria com muitas hstorias de décadas passadas, a motovelocidade e Tarumã.
Após a largada, na curva 1, Rick Esteve (#9)da Rd 350cc assumiu a liderança. Em seguida, Rogério Xavier (# 12 ) e Guilherme Michelin (# 48) começaram a disputa. Há duas voltas do final Bareta tem problemas na embreagem.
Segundo Michelin , que venceu a bateria “é uma honra ganhar do Bareta, foi a melhor coisa andar com a RD, 2 tempos” afirmou.
Como convidado Edmilson Siqueira, piloto que estreou em Tarumã em 1979, hoje com 5 anos e muita história pra contar comentou comovido: “Moto pra nós é tudo !!”
Foi justamente Edmilson que protagonizou a imagem do final de semana, ele puxou Bareta que venha a pé empurrando a moto, e o trouxe até os boxes.
Pódio Categoria classic 125cc
1 – Guilherme Michelin (# 48) – Caxias do Sul
2 – Rogério Bareta Xavier (#12) – Viamão
3 – Roberto Luis Ott – Hotto (# 3) – Moto Mecânica Bibica/Novo Hamburgo
Pódio Categoria Classic Força Livre
1 – Rick Esteves (# 9)
2 – Pedro Daniel Schnitz – (# 9) – Moto Mecânica Bibica/Novo Hamburgo)
Pódio Categoria Classic 135cc
1 – Luis Carlos Soares (# 25)
Categoria Convidado
1 – Edmilson Siqueira (#117)
O SBK Gaucho de Motovelocidade tem a organização da AGEM (Associação Gaucha de Esportes Motociclísticos) e supervisão da FGM (Federação Gaucha de Motociclismo. Patrocínio da Motul, Yamaha/Motoryama, Metzeler, Rad Racing School, Mupo e One X.
A próxima etapa vai ocorrer em agosto em Santa Cruz do Sul com rodada dupla valendo 50 pontos por categoria.
Lorena Herte de Moraes
Conrerp 1321 RS/SC
Resultados da etapa:
sbk_gaucho_210517_domingo_resumo.pdf
sbk_gaucho_200517_sabado_resumo.pdf
sbk_gaucho_200517_sabado_completo.pdf
sbk_gaucho_210517_domingo_completo.pdf
Fotos para a divulgação: etapa0217.zip
Galeria de Fotos para divulgação:
http://gpgaucho.com.br/index.php?start=52#sigFreeId0b67692f13
Tarumã tem um dia de nostalgia com a motovelocidade
A segunda etapa do SBK Gaucho de Motovelocidade em Tarumã que teve os treinos cronometrados hoje, teve além pilotos ´voando baixo´ nos tempos assim como um belo encontro de pilotos de quatro décadas passadas.
Franco Adriano Werlang, apresentou sua carteira de piloto de Federação Gaucha de Ciclismo e Motociclismo da década de 1970 hoje, entrou na pista com BMW GS 1200: “ Estou com a sensação de ter os 19 anos daquela época que acelerava neste Autódromo. Foi fantástico !. Nos anos de 1973 e 1974 para evitar os pegas nas ruas também organizávamos os track days e a geração seguinte de pilotos surgiu destes treinos. O mesmo está acontecendo hoje em dia e a lacuna de novos pilotos está sendo preenchida” finalizou Werlang.
Outro piloto desta geração da década de 70 é Carlos Estavam , hoje pilotando a Harley Davidson Fat Boy, que “sentiu-se como se saísse de um casulo, voltar a percorrer o traçado de Tarumã foi uma emoção. Eu era mudo e não falava” comentou animado com a experiência.
As fotos dos momentos destes ícones da motovelocidade, das décadas passadas, também foram trazidas com carinho para que os novos entendam que esta paixão nunca se vai,
Na bateria das motos clássicas , a pole para a largada da prova de domingo, prevista para a largada as 16h20min tem o Rogério Bareta Xavier (# 12). Segundo Bareta: “Estou contente, quase virei o tempo da R3. Estou com a RDZ emprestada do piloto Osmar Mazinho , que foi campeão gaucho com esta moto, é gosto muito de andar de 2tempos” afrrmou.
Robson Portaluppi confirma mais uma pole na Super Bike
O piloto de Bento Gonçalves Robson Portaluppi (#46 Rodoluppi) , oito vezes campeão estadual na super bike, acelerou sua Kawasaki ZX 10 e garantiu mais uma pole: “ Fizemos alterações adequadas a pista e surtiram efeito. Agradeço a Streer Moto Shop. Preparador Amaury sempre atento para tirar o melhor da moto e amanhã esperamos um belo espetáculo e a vitória” concluiu Portaluppi que larga as 13h50min. De domingo
Na Super Bike ligth o novato Charles Paim (# 78 Rogerio Secre) fez o melhor tempo. Charles recém ingressou nesta categoria e tem surpreendido.
Disputas acirradas nas 300cc
Na super Streat e Track Daí até 320cc, Cristian Dahm (# 20 Xis da Isa/Nix Matrelinho de Ouro/Moto Mecânica Bibica) de Novo Hamburgo, justifica a pole: “É uma pista muito rápida, circuito espetacular e está minha primeira disputa aqui. A moto está perfeita e amanhã vou buscar a vitória” .
Na R3 Yamaha Marlinton dos Reis Teixeira (#17 Kalunga Motos/GT Car) de Alvorada levou o melhor lugar no grid de largada: “ Minha expectativa é vencer a prova amanhã, estou em casa aqui, neste ano de 2017 quero ver o 17 como campeão” comentou animado.
Argentino garante pole na 600cc
Sebastian Salon (# 77 Extreme By Xiru/team Spolier/Loteiras Chaquenha/Secretaria De desportos do Chaco) de Resistência, Argentina, faturou a pole com mas de 4 segundos de diferença. “Seba” enfatizou “ Hoje tivemos uma classificação muito boa marcando o melhor tempo com 1.11230 e o novo Record do circuito. As motos funcionaram muito bem e a equipe trabalhou da melhor maneira e obtivemos uma moto rápida com um ritmo consistente para amanhã na corrida. Obrigado a todos que me apoiam sempre.
A 600cc Super Sport entra às1 11h40min na pista.
Kersting larga em primeiro na Track Day 600 a 1300cc
Adriano Kersting (#48 Auto Elétrica Silva) é piloto estreante, mas tem conduzido sua moto Yamaha R1 aos lugares do topo no campeonato SBK Gaucho. Mais um pole para seus bons resultados.
As 15h30 min será possível a performance de Kersting e mais 13 pilotos na pista.
Bronski que defender seu título de 2016 na 125cc
Tiago Cunha Bronski (# 72 Novo Tempo Motos/Look) fez o melhor tempo entre as 14 motos que entraram na pista para os treinos cronometrados deste sábado.
O piloto tem a experencia de vice campeonato e também o titulo na categoria em 2016. A 125cc larga as 13h de domingo é uma das categorias mais disputadas com alteração de liderança a cada volta. Imperdível.
O SBK Gaucho de Motovelocidade tem a organização da AGEM (Associação Gaucha de Esportes Motociclísticos) e supervisão da FGM (Federação Gaucha de Motociclismo. Patrocínio da Motul, Yamaha/Motoryama, Metzeler, Rad Racing School, Mupo e One X.
Os ingressos para Box são R$ 30,00 e arquibancadas R$ 10,00.
Domingo das 8h30min as 10h45min Warm up.
Provas das 10h55min as 17h10min
Lorena Herte de Moraes
Conrerp 1321 RS/SC
Leia mais:Tarumã tem um dia de nostalgia com a motovelocidade
Mais artigos...
- Tarumã recebe o SBK Gaúcho 2017 dia 21 de maio
- Regulamento complementar 2ª Etapa Campeonato SBK Gaúcho de Moto Velocidade 2017
- Grandes pegas na pista para o publico vibrar com a motovelocidade 2017
- Pilotos voam baixo nos treinos cronometrados do SBK Gaucho
- Abertura do SBK Gaucho 2017 em Guaporé
- 1ª Etapa Campeonato SBK Gaúcho de Moto Velocidade 2017